Praça Barão de Queluz

Um dos logradouros mais característico da velha Queluz, a Praça Barão de Queluz possuía a forma de um grande quadrilátero.

Ali, praticamente, foi que nasceu o povoado do “Campo Alegre dos Carijós”, primitivo nome da atual cidade.

Caminho obrigatório para as Bandeiras, o aldeamento cresceu com a fixação de algumas famílias ao seu redor, passando posteriormente a denominar “Largo”.

Com passar dos anos, o Largo da Matriz, como era chamado na época passou por diversas transformações, em 1926 havia grande número de árvores altas, que foram cortadas para que em 1934 a praça passasse por um grande projeto urbanístico, aterramento e pelos canteiros centrais e destaque ao Chafariz.
   

Na década de 40, a praça passou por mudanças, como a colocação dos pilares (caramanchões) e aterramento do quarto degrau do Chafariz, e centralização do seu canteiro.

No final da década de 1950, foram plantadas novas árvores, algumas delas existem até hoje, e a colocação de calçamento de bloquete.

Na praça encontram-se os seguintes monumentos: Chafariz e a placa comemorativa aos expedicionários.

Um dos fatos mais importantes ocorridos na praça foi a Batalha da Revolução Liberal de 1842, onde os liberais de Queluz combateram os soldados imperiais. Desse episódio histórico, restaram as marcas de balas na fachada da Igreja Matriz.

1959 - Praça Barão de Queluz

0 comentários:

Postar um comentário

Sobre este blog

Este blog foi criado com a intenção de registrar o grande evento que ocorrerá no dia 8 de dezembro de 2011: a reabertura da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e a reinauguração da Praça Barão de Queluz.

Aqui, você poderá acompanhar como estão os preparativos para este grande acontecimento e também obter informações sobre este conjunto arquitetônico que faz parte da história da nossa cidade.