Praça Barão de Queluz, muito trabalho na reta final da obra

A prefeitura intensificou esta semana os trabalhos na Praça Barão de Queluz. Um grande número de funcionários está trabalhando a todo vapor para deixar tudo pronto para a grande festa de inauguração no dia 8 de dezembro, data em que será reinaugurada também a Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

O projeto de jardinagem, supervisionado pelo professor Paulo Morais, está bem adiantado e oferecendo um novo aspecto à praça. O projeto visa um resgate ao estilo clássico da praça que além da proposta paisagística, conta também com nova iluminação, modelos de lixeira adequados, bem como, a substituição dos bancos de cimento por bancos de ferro e madeira.

Na manhã desta sexta-feira uma das primeiras ações do prefeito José Milton foi passar pela Praça Barão de Queluz para verificar o andamento da obra. Nesta etapa em que se trabalha o projeto paisagístico já é possível verificar que o resultado será positivo, e uma belíssima praça será entregue à população de Lafaiete.

Quem passa pela praça e tem oportunidade de ver um pouco do que tem sido feito já aprova o que vê, como comenta o advogado Farley Augusto, "é com grande alegria que a gente está aqui nesta oportunidade tendo o prazer de ver essa revitalização dessa praça, isso é um grande presente para a comunidade, juntamente com a reinauguração da igreja no próximo dia 8".

O pároco da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Padre José Maria Coelho da Silva que visitou, juntamente com o prefeito, as obras da Praça Barão de Queluz falou sobre a relevância desta obra para a composição do conjunto arquitetônico. "Dada a esta circunstância importante da recuperação arquitetônica da Igreja Matriz que nós estamos acompanhando há vários anos e agora nesta última etapa sem dúvida alguma o contexto do ambiente, a praça com a igreja, precisaria de um diferencial artístico e paisagístico aqui dentro do centro histórico da comunidade. Portanto esta revitalização vem em boa hora e vem justamente casar com a questão do retorno do acesso das celebrações da Igreja Matriz. Isso é importantíssimo para a comunidade. Eu como morador e depois como líder religioso e como formador de opinião estou de acordo com essas iniciativas que são feitas em favor da comunidade". Na oportunidade Padre José Maria falou sobre a preocupação com a manutenção da praça e fez um apelo à população. "O que me preocupa, já até faço esta observação, é a questão da possibilidade do vandalismo que a gente vai ter que enfrentar e vai ter que administrar. Portanto é um patrimônio que nós temos que usar todos os recursos que temos à disposição para a gente corrigir esta questão", concluiu.

Praça vira sala de aula

Além da importância da revitalização como resgate de um patrimônio cultural da cidade, esta obra é também uma oportunidade de aprendizagem. Alunos do Curso Técnico de Agropecuária da Escola Municipal Arnaldo Rodrigues Pereira estão realizando um estágio na área de paisagismo e jardinagem. Eles contam com a supervisão e orientação do professor Paulo Morais, autor do projeto e professor no curso técnico.

Mara Cristina Franco, estudante do 4º período do Curso Técnico de Agropecuária é uma das alunas que estão participando do trabalho de jardinagem na Praça Barão de Queluz. "O trabalho está sendo muito gratificante, pois estamos trabalhando com paisagismo. E paisagismo na verdade além de fazer o belo é uma grande terapia. A gente trabalha com muito prazer, inclusive porque a praça tem muita história com a minha família, fui nascida e criada aqui, meus pais vinham trazer a gente aqui para brincar". Ela também demonstra preocupação com a preservação da praça, "Eu espero que também as pessoas tenham consciência e que não arranquem as mudinhas que estamos plantando aqui. Por que não é só para nós é para a população inteira que estamos fazendo".






0 comentários:

Postar um comentário

Sobre este blog

Este blog foi criado com a intenção de registrar o grande evento que ocorrerá no dia 8 de dezembro de 2011: a reabertura da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e a reinauguração da Praça Barão de Queluz.

Aqui, você poderá acompanhar como estão os preparativos para este grande acontecimento e também obter informações sobre este conjunto arquitetônico que faz parte da história da nossa cidade.