Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição

A freguesia de Nossa Senhora da Conceição foi instituída em 1709, pelo cônego Trindade, nessa época, a Igreja Matriz situava-se em outro local, sendo que, o atual templo foi construído a partir de 1732.

O painel do altar mor, os retábulos e altares, possuem características das três classes barrocas do Brasil Colonial e de outras estéticas posteriores, que configuram o processo histórico de mais de duzentos e cinqüenta anos.

A imagem do Senhor dos Passos, vinda de Portugal, no século XVII, tem o sangue da testa e das mãos encarnadas em rubi.
Em seu interior, estão sepultados, entre os restos mortais de outras figuras famosas, os do Barão de Pouso Alegre e o da Baronesa, bem como as cinzas do seu filho, o conselheiro do Império, Lafayette Rodrigues Pereira, patrono da cidade.
  
A edificação religiosa conta com pequeno adro a sua volta, estando o mesmo ligeiramente elevado em relação às ruas. O acesso se dá por escadaria frontal e lateral. Aos fundos há área semicircular e à frente, um platô defronte à porta principal, entre a mesma e a escadaria. Lateralmente, há ajardinamento entre o passeio de nível inferior e a área de circulação próxima às fachadas. Um antigo cemitério ocupava esse adro e foi extinto no início do século XX.

Testemunha do passar dos tempos, a Matriz é o mais valioso patrimônio artístico de Conselheiro Lafaiete.

- 1936 - Praça Barão de Queluz e Matriz Nossa Senhora da Conceição

0 comentários:

Postar um comentário

Sobre este blog

Este blog foi criado com a intenção de registrar o grande evento que ocorrerá no dia 8 de dezembro de 2011: a reabertura da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e a reinauguração da Praça Barão de Queluz.

Aqui, você poderá acompanhar como estão os preparativos para este grande acontecimento e também obter informações sobre este conjunto arquitetônico que faz parte da história da nossa cidade.