Prefeitura inicia as obras de restauração e revitalização da Praça Barão de Queluz

A Praça Barão de Queluz já está totalmente fechada para o início das obras de restauração e revitalização paisagística. O Projeto e memorial botânico, coordenado pelo professor Paulo José de Moraes da Universidade Presidente Antônio Carlos, foi apresentado na última quinta-feira, dia 11 de agosto, na sala de reuniões do gabinete da Prefeitura de Lafaiete.

A intervenção será em toda a área da praça com troca do sistema de iluminação, projeto paisagístico com introdução de novas espécies de flores, retirada dos bancos de concreto e colocação de novos bancos em madeira e ferro, revitalização do piso, entre outras ações.

A obra será realizada pela prefeitura de Lafaiete sob a orientação do professor Paulo que afirmou que o projeto surgiu a partir da preocupação da Unipac com as questões ambientais e também com as questões de preservação da memória e do patrimônio histórico cultural da localidade na qual está inserida. Por isso foi apresentado ao prefeito que abraçou a ideia e que também demonstrou uma grande preocupação nesta área. Ele recebeu das mãos dos representantes da Unipac o projeto e a planilha com previsão de custo da obra que deve iniciar-se ainda neste mês de agosto.

Na reunião estiveram presentes alunos e professores da Unipac, o prefeito José Milton de Carvalho Rocha, os secretários Carlos Alberto do Esporte, Luiz Carlos Godoy de Obras, Arthur Nascimento de Governo, Moisés Matias da Educação, Wesley Luciano do Desenvolvimento Econômico e Chefe de Gabinete e Hamilton Simões do Planejamento. Também acompanharam a apresentação o Diretor do Departamento de Meio Ambiente, Sirley Campos, o Vereador Hélio Francisco de Oliveira, presidente da Câmara e Padre José Maria Coelho da Silva Pároco da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Douglas Henriques, presidente da ACLCL e do Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural e Mauricéia Maia coordenadora de Patrimônio Histórico e Cultural.

O término da obra está previsto para dezembro quando será reaberta a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que se encontra em processo de restauração. A Matriz é o mais importante patrimônio histórico e artístico de Conselheiro Lafaiete e está localizada na Praça Barão de Queluz.

0 comentários:

Postar um comentário

Sobre este blog

Este blog foi criado com a intenção de registrar o grande evento que ocorrerá no dia 8 de dezembro de 2011: a reabertura da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e a reinauguração da Praça Barão de Queluz.

Aqui, você poderá acompanhar como estão os preparativos para este grande acontecimento e também obter informações sobre este conjunto arquitetônico que faz parte da história da nossa cidade.